Procrastinação não é sinônimo de preguiça

20 de nov. de 2023


Muito tem se falado em procrastinação nos últimos anos. E normalmente quando esse tema é abordado a procrastinação vem associada à preguiça ou desorganização. Mas pode ir muito além disso!

Se buscar o significado da palavra "procrastinar" vai encontrar no dicionário: "transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair". E a pergunta que precisa ser feita antes de qualquer coisa é: por que procrastinamos?

Muitas vezes a procrastinação é reflexo de uma gestão do tempo desordenada (ou inexistente), e de áreas da vida desorganizadas. Assim como muitas vezes também costuma aparecer como hábito de pessoas que evitam se comprometer com qualquer coisa que exija responsabilidade, ou até mesmo costumam nutrir um comportamento preguiçoso. Mas precisamos ter cautela e cuidado com as generalizações e as "receitas" para "acabar" com ela, pois procrastinação é diferente de preguiça.

O que pouco se fala nas redes sociais é que procrastinação pode também ser sintoma de diversas condições emocionais, como ansiedade, depressão, e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A procrastinação pode atuar como um auto sabotador, sendo ativada de modo inconsciente, como uma maneira do sujeito se "prejudicar" não conseguindo colocar em prática coisas que o deixariam mais próximo dos seus objetivos. E pode ainda surgir como resultado de outros fatores como, por exemplo o medo do fracasso, do perfeccionismo e até mesmo da falta de motivação. 

Em todos os casos pontuados até aqui, as razões e o que desencadeia o processo de procrastinação, precisam ser investigados e tratados através de um processo terapêutico, por exemplo, para que esse ciclo seja de fato clareado e quebrado.

Por isso é tão importante entender que a procrastinação não é apenas preguiça, e sim muitas vezes um indicador de questões emocionais muito maiores. Então antes sair se cobrando para colocar em prática "receitas mágicas" para vencer a procrastinação, canalize a sua energia para olhar verdadeiramente para você e identificar o porque de a procrastinação estar  fazendo morada por aí. 

Por fim, mas não menos importante, não tenha vergonha ou medo de buscar ajuda profissional para lidar com a procrastinação também!

Postar um comentário